Sistema de Cores Munsell: Entenda o que é e como utilizar

O sistema de cores Munsell é um sistema uniforme de organização das cores. As cores são dispostas de forma tridimensional num espaço cilíndrico de 3 eixos, permitindo especificar uma determinada cor através de 3 dimensões: matiz (tonalidade), valor (luminosidade) e croma (saturação).

Como demonstramos na ilustração abaixo, o matiz (hue) é disposto no eixo circular, o croma (chroma) no eixo radial e o valor (value) no eixo vertical. O arranjo não é necessariamente limitado a um espaço cilíndrico – a imagem acima não lhe parece como uma “árvore de cores”?

Este sistema possibilita uma ampla variação tonal e cromática das cores. Os conceitos de matiz, croma e valor empregados por Munsell na definição de uma cor são usados universalmente, tendo dado origem a nomes de modelos de cor como HSV, HLS, HSB e outros.

Como funciona o Sistema Munsell

Diagrama do sistema de cores Munsell. A imagem mostra:  - Uma escala de valores neutros de 1 em 1, de 0 a 10; -  Um círculo de 10 matizes de valor 6 e croma 6; - Os cromas de roxo a azul em passos de 2, de 0 a 12, com valor 5.
Imagem © 2007, Jacob Rus. Licensa: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

_________________________

O sistema engloba três dimensões independentes, representadas num cilindro:

  • Matiz, medido por graus em torno de círculos horizontais;
  • Croma, medido radialmente para fora do eixo vertical neutro (cinza);
  • Valor, medido verticalmente de 0 (preto) a 10 (branco).

As 3 Dimensões do Sistema de Cores

Matiz

Cada círculo horizontal é dividido em 5 matizes principais: vermelho, amarelo, azul e roxo, juntamente com 5 tons intermediários, entre os matizes principais adjacentes. Por exemplo, o matiz principal Amarelo é seguida do tom intermediário Amarelo-Vermelho, seguido do matiz principal Vermelho.

Cada uma dessas 10 etapas de matiz (5 principais + 5 adjacentes), é dividida em 10 sub-etapas, sendo que são aplicados valores inteiros a 100 tons diferentes. Duas cores de igual valor e croma, em lados opostos de um círculo de matiz, são cores complementares e misturam aditivamente ao cinza neutro do mesmo valor.

Valor

O valor da cor está presente no cilindro no centro do sistema de Munsell (neutro), e representa a leveza ou luminosidade da cor. Varia verticalmente ao longo de uma cor sólida, do preto (valor 0) na parte inferior, ao branco (valor 10) na parte superior, com cinzas neutros entre 0 e 10.

Croma

O croma é medido de forma radial a partir do centro de cada fatia. Representa a saturação ou “pureza” de uma cor. As cores de menor croma são as menos puras (imagine as cores pastel), e as de maior croma são as cores mais puras, as que dizemos serem “mais vivas”.

Apesar disso, não existe um limite máximo para o croma, pois diferentes áreas do espaço terão diferentes coordenadas cromáticas máximas, dependendo das outras dimensões associadas: matiz e valor. Um amarelo claro, por exemplo, tem mais croma do que um roxo claro, devido à natureza do olho e à física dos estímulos de cores. As cores sólidas vivas estão na faixa de cerca de 8, mas existem algumas combinações que podem ir até aos 30-40 (no entanto, existe uma maior dificuldade de reprodução destes cromas tanto em monitores atuais como em materiais físicos).

Especificação da cor

Com base nas dimensões de matiz, valor e croma, uma cor é especificada através dos 3 números que as representam, nessa ordem. Por exemplo, um roxo de matiz média e bastante saturado seria 5P 5/10 onde 5P a representa a cor no meio da faixa de tons roxos, 5 / representa um valor médio (leveza) e um croma de 10.

História do Sistema de Cores Munsell

O sistema foi criado pelo professor Albert H. Munsell na primeira década do século XX. Na década de 1930, foi adotado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) como o sistema oficial de cores para a pesquisa de campo. Hoje em dia, o sistema de cores Munsell é utilizado nas áreas de engenharia elétrica, engenharia ambiental, arqueologia, antropologia, agronomia e pedologia.

Anteriormente, vários sistemas de cores tridimensionais foram criados, mas nunca como o de Munsell: a separação de Matiz, Valor e Croma em dimensões percetualmente uniformes e independentes foi uma revolução para a história da cor.

Este sistema é baseado em análises rigorosas das respostas visuais do ser humano às cores, pelo que tem uma base científica experimental sólida. Graças à perceção visual humana, o sistema de Munsell ultrapassou os modelos de cores da altura, e apesar de ter sido substituído por outros modelos como o CIELAB (L*A*B) e CIECAM02, ainda é muito utilizado hoje em dia.

Trabalhar com cor é bom, mas entender como a cor funciona é muito melhor. Na MaSo, somos especialistas em cor e oferecemos soluções de gestão de cor que impulsionam a produtividade da sua empresa.

Vamos conhecer-nos melhor?  

Write a comment