Tipos de tintas utilizadas na indústria têxtil (Parte 1)

Tingimento na indústria têxtil

A indústria têxtil utiliza o processo de tingir os tecidos para lhes conferir cor. Neste processo, são utilizadas tintas ou corantes – diferentes tipos, adequados a diferentes tipos de tecido. Apesar de existir um grande número de tintas, existem dois tipos principais: naturais e sintéticas.

  • Tintas naturais: produzidas a partir da extração de pigmentos naturais de plantas, animais e minerais.
  • Tintas sintéticas: produzidas em laboratório, através da sintetização de produtos químicos e metais até obter a cor pretendida.

O tecido pode ser tingido em qualquer etapa do processo de fabricação têxtil, seja em fibras, fios ou mesmo em tecidos acabados.

Tipos de tintas para tecidos usados ​​na indústria têxtil

Cada tipo de tinta tem diferentes aplicações e oferece diferentes níveis de acabamento ao tecido – por isso, é crucial uma escolha cuidada do tipo de tinta correto para que o resultado final esteja de acordo com o planeado.

Corantes reativos à fibra

A tinta reativa, ou corante reativo é um dos métodos mais utilizados no tingimento de tecido de fibra de celulose ou proteína, tal como algodão ou linho. A lã também pode ser tingida com tinta reativa.

É criada uma reação molecular entre as moléculas da fibra e as da tinta, onde um cromóforo (um átomo ou grupo responsável pela cor de um composto) contém um substituinte que reage com o substrato. Os tecidos tingidos com corantes reativos à fibra são os tecidos mais seguros para a lavagem, podendo ser lavados com outros tecidos sem risco de tingimento das outras peças.

Corantes diretos

O corante direto é um dos tipos de corantes de tecido utilizados para colorir fibras de celulose, como o algodão, através dos seus compostos solúveis em água.

Este tipo de tinta é largamente utilizado por ser mais económico que os restantes. As tintas diretas geralmente têm cores opacas e não são tão rápidas como as outras. No entanto, em comparação com os corantes reativos à fibra, os corantes diretos são ligeiramente menos resistentes à luz.

Corantes Ácidos

Os corantes ácidos são um grupo de corantes portadores de 1 a 3 grupos sulfónicos, que tornam o corante solúvel em água e indicado para tingir fibras proteicas, como lã e seda, e fibras de poliamida sintética.

Os corantes ácidos de nivelamento e os corantes ácidos Lancet são os dois tipos mais populares de corantes ácidos.

Corantes Azóicos

Não sendo solúveis em água, os corantes azóicos são tipos de corantes que contém grupos Azo insolúveis – sendo utilizado o composto de acoplamento e o composto de di-azo para o tingimento. Os corantes azóicos são sintetizados sobre a fibra durante o processo de tingimento.

Como os corantes azóicos são insolúveis em água, a solidez da água desses corantes é excelente. Os corantes azóicos têm altas propriedades de coloração, na faixa do vermelho ao amarelo. O tecido também é altamente resistente à luz.

Corantes de Enxofre

Enxofre é o corante de tecido mais utilizado, por ser dos mais económicos e ter boa facilidade de aplicação e resistência à lavagem. Os corantes de enxofre são principalmente utilizados no tingimento de fibras celulosas, como o algodão, nomeadamente em cores opacas como o preto, verde escuro, azul marinho e castanhos.

O processo de tingimento de tecido com corante de enxofre inclui várias etapas, desde a redução ao tingimento, lavagem, oxidação, ensaboamento e lavagem final. Apesar de ser muito utilizado, este corante contém resíduos altamente tóxicos.

Este artigo é a parte 1 dos tipos de corante utilizados na indústria têxtil. Além destes, existem outros que pode ficar a conhecer na parte 2 do artigo: Tipos de tintas utilizadas na indústria têxtil (parte 2).

Write a comment