Sustentabilidade na Indústria Têxtil: o Papel Crucial da Cor

A sustentabilidade é uma das maiores preocupações humanas nos tempos em que vivemos. Todos os dias ouvimos falar no aquecimento global – do lado dos consumidores existem manifestações, boicotes a marcas e a adoção de estilos de vida mais amigos do ambiente. Do lado das empresas, vemos uma crescente preocupação por práticas mais sustentáveis: quer seja por uma preocupação genuína pelo planeta, ou apenas para responder às exigências dos seus clientes.

A indústria têxtil é, frequentemente, vista como um vilão nesta história. As maiores empresas internacionais, principalmente no vestuário fast fashion, têm ao longo de várias décadas optado por práticas e materiais poluentes.

Está nas mãos das indústrias locais e empresas conscientes a alteração deste paradigma e da reputação da indústria têxtil, através da implementação de práticas mais sustentáveis e éticas. É esta a única forma de cuidar do nosso planeta, prezar pela responsabilidade social, conquistar os clientes mais conscientes e não perder os atuais.

Sustentabilidade e Cor na indústria têxtil

As cores são um elemento crucial na sustentabilidade da sua fábrica. Na indústria têxtil o tingimento é um dos maiores impactantes do planeta, em termos de poluição e utilização de recursos como água e energia. A pintura e tratamento de tecidos é responsável por cerca de 20% da poluição da água, a nível mundial.

Práticas sustentáveis que pode adotar no imediato na sua empresa

Tornar a sua empresa mais sustentável não é tão difícil ou dispendioso como parece: existem soluções fáceis de implementar, que contribuem para o aumento da eficiência do seu trabalho, reduzindo o desperdício de recursos e aumentando a sua produtividade. Afinal, ser mais sustentável pode resultar numa diminuição de custos e aumento dos lucros!

Deixe as amostras físicas no passado

Sabe qual é objetivo principal da sustentabilidade (económica ou ambiental)? Aumentar a eficiência e minimizar os recursos. Simples!

Ao realizar amostras físicas, está a desperdiçar tecido, tinta (um grande poluente), água, energia e tempo dos seus funcionários. Isto significa que também está a desperdiçar dinheiro – já calculou os custos anuais de todas as amostras que produz, incluindo tecido, tinta, energia, água e tempo de trabalho? E o custo de oportunidade da ocupação das máquinas e dos seus empregados, que poderiam fazer algo muito mais produtivo com esse tempo? Estas são contas que a maioria dos empresários não fazem, mas que podem impactar o seu negócio em milhares de euros.

Com a KIOSK, aplicação criada pela MaSo, tem acesso a um fluxo de trabalho organizado digitalmente que lhe proporciona amostras realistas do produto final, de acordo com o tecido escolhido, incluindo variação de tons de cores. A KIOSK faz a gestão e controlo da cor de forma 100% digital e automatizada, eliminando a necessidade de amostras físicas em qualquer fase do processo, e acelerando drasticamente o seu fluxo de trabalho.

Experimente novas tintas e métodos de tingimento

O tingimento sustentável está a revolucionar a indústria têxtil. Diversas tintas e métodos de tingimento alternativos têm sido desenvolvidos, com alta eficiência económica e ambiental. Porque não fazer um teste e ver o que se adequa à sua empresa? Aqui pode estar uma grande oportunidade de poupar recursos.

As inovações em tingimento ajudam a reduzir a utilização de água e a substituir práticas desperdiçadoras por práticas mais eficientes e económicas. Além disso, muitas estão a transformar radicalmente a forma como criamos os pigmentos de cor.

Algumas das tecnologias de tingimento inovadoras incluem o pré-tratamento do algodão, aplicação de corante de CO2 pressurizado e até a criação de pigmentos naturais a partir de micróbios.

Na MaSo somos especialistas em fluxos de trabalho industriais e gestão de cor. Existimos para ajudar a tornar a sua empresa mais sustentável em termos económicos e ambientais, diminuindo o desperdício de recursos e aumentando o seu retorno do investimento.

Faça-o pela sua empresa, faça-o pelo planeta!

Write a comment